sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Classes Gramaticais ao som do Pop-Rock



PRA DIZER ADEUS


Você apareceu do nada
E mexeu demais comigo
Não quero ser só mais um amigo




Você nunca me viu sozinho
E você nunca me viu chorar
Não dá pra imaginar o quanto
 É cedo ou tarde demais 
Pra dizer adeus, pra dizer jamais



Às vezes fico assim pensando
Essa distância é tão ruim
Por que você não vem pra mim?



Eu já fiquei tão mal, sozinho
Eu já tentei, eu quis chamar
Não dá pra imaginar o quanto


É cedo ou tarde demais
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
                       (Tony Belloto e Nando Reis )

Sugestões:

Verificar se as palavras e sozinho, presentes no terceiro e quarto verso pertencem à mesma classe gramatical justificando a sua resposta. Explicar a semelhança na construção sintática entre as palavras adeus e jamais presentes no último verso do texto.Identificar no texto: dois substantivos um concreto e um abstrato, dois verbos no presente e dois no pretérito, três adjetivos, um pronome pessoal do caso reto, um do caso oblíquo e um de tratamento. Citar três pronomes não pessoais presentes no texto. Retirar do texto os advérbios indicando as circunstâncias expressas por eles. Extrair do texto duas preposições.









Nenhum comentário:

Postar um comentário